A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Merceana celebrou o seu 43º aniversário em uma jornada repleta de emoção, honrando o passado, reconhecendo o presente e olhando com esperança para o futuro.
O evento começou com o simbolismo do Hastear das Bandeiras em formatura, inaugurando um dia repleto de homenagens e reconhecimentos. A primeira luz dessa celebração foi lançada sobre o Comandante fundador Procópio Batista, cuja visão e liderança moldaram o caminho dos Bombeiros Voluntários da Merceana. Uma homenagem carregada de respeito e gratidão prestada a um dos pilares essenciais da instituição.
A jornada continuou com uma romagem ao cemitério, um momento solene em que a associação prestou homenagem aos bombeiros e membros dos órgãos sociais falecidos. A atmosfera reflexiva culminou na celebração de uma missa, reforçando os valores espirituais e a solidariedade que sustentam o nobre trabalho dos bombeiros voluntários.
A recepção às entidades oficiais destacou a importância da colaboração entre a Associação e as entidades ligadas à nossa Associação. A benção do VCOT02, veículo vital nas operações, sublinhou o compromisso continuo com a segurança da comunidade.
A sessão solene foi enriquecida com a presença de notáveis convidados, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Dr. Pedro Folgado, representantes Liga dos Bombeiros Portugueses Comandante Paulo Cardoso, Federação do Distrito de Lisboa Comandante Carlos Gomes Santos, Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Oeste 2º Comandante Rodolfo Batista, Presidente da União de Freguesias de A. Galega e A. Gavinha Dr. Luís Cipriano na mesa de Honra entre outras individualidades, autarcas, militares, Corpos de Bombeiros vizinhos outras instituições relevantes.
Destaque para a entrada de novos membros na carreira de Bombeiro Voluntário: João Vitor; Ana Marta Monteiro; Martim Moncóvio; Susana Franco; Guilherme Correia; Rui Ferreira; André Miranda; Ana Rita Pereira; Virgílio Teodoro; Luís Guilherme Lourenço e a entrega de condecorações pelos anos de serviço e dedicação.
A solenidade das condecorações refletiu o compromisso e a assiduidade ao serviço.
Condecoração de 5 anos assiduidade e bons serviços prestados AHBVM e 5 anos de assiduidade, Grau Cobre da Liga dos Bombeiros Portugueses: Bombeiro de 3ª – Tiago Ferreira; Bombeiro de 3ª Martim Moncóvio.
Medalha de 10 anos de Assiduidade, Grau Prata da liga dos Bombeiros Portugueses: Bombeiro de 2ª Miguel Duarte; Bombeiro de 2ª Virgílio Romão; Bombeiro de 2ª André Santos; Bombeiro de 2ª Mário Duro; Bombeiro de 3ª Artiom Costov.
Medalha de Assiduidade Grau Ouro, 15 anos de 1 Estrela, da Liga dos Bombeiros Portugueses: Bombeiro de 2ª Ricardo Roque; Bombeira de 2ª Joana Lopes; Bombeiro de 3ª João Pernes; Bombeiro de 2ª Pedro Pinheiro.
Medalha de Assiduidade Grau Ouro, 25 anos de 3 Estrelas, da Liga dos Bombeiros Portugueses: Adjunto de Comando Jorge Moncóvio; Sub chefe Helena Peixoto; Bombeiro de 1ª António Costa; Bombeira de 1ª Nídia Jesus.
Medalha de Assiduidade Grau Ouro, 30 anos de 4 Estrelas, da Liga dos Bombeiros Portugueses: Comandante Nuno Santos; Chefe Ricardo Lino; Bombeiro de 3ª Paulo Caetano.
Foi ainda Condecorado o Estandarte do Corpo de Bombeiros com a Medalha de Dedicação COVID19.
Seguiram-se as Condecorações dos Órgãos Sociais.
Medalha de Assiduidade Grau Cobre – 05 anos: Nelson Santos Patrício; Artur Jorge Conceição Ferreira; Liseta Maria Monteiro Almeida; Carlos Alberto Vicente Coelho.
Medalha de Assiduidade Grau Prata – 10 anos. Célia Maria Falé Nicolau; Drª Cristina Luísa Cordeiro Leitão Machado Vale.
Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 15 anos – 1 estrela. Eng.º. Orlando Praetere Carrilho; Eurico João Alves Borlido; Dr. Miguel Ângelo Vieira Airoso.
Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 25 anos – 3 estrelas. José Carlos Crispim Severino.
O ápice das honrarias foi a entrega do Crachá de Ouro, a mais alta distinção da Liga dos Bombeiros Portugueses, ao Dr. Francisco Manuel Carvalhosa Matos Silva pelos seus notáveis 35 anos de serviço exemplar.
A celebração culminou em um almoço convívio e outras festividades, proporcionando momentos de descontração e reforçando o espírito de união que faz dos Bombeiros Voluntários da Merceana uma referência de dedicação e serviço à comunidade. Que esses 43 anos sejam apenas o prólogo de muitas décadas de comprometimento, coragem e solidariedade.